The Globe of Science and Innovation, começou a sua vida como o "Palais de l'Equilibre", construído às margens do Lago Neuchâtel para a Expo'02, foi transferido para o seu local definitivo em 2004, quando a Confederação Suíça o doou ao CERN. Abrigando uma exposição permanente, destina-se a conferências e outros eventos pontuais.
Foi construído exclusivamente através de madeira proveniente de construções pré existentes que por variados motivos foram desmanteladas, sendo por isso uma construção de madeira reutilizada. A estrutura é formada por 18 arcos feitos de madeira lamelada-colada, que pretende representar o globo terrestre.
O edifício tem dois pisos diferentes para duas missões complementares:
- O piso térreo alberga a exposição espectacular, iterativa e permanente, intitulada "Universo de partículas" sobre as actividades do CERN, que fascinam o público de todas as idades.
- O primeiro andar é uma área polivalente para conferências, exibições de filmes, oficinas, exposições temporárias, eventos VIP e jantares.
Local: Cern – Suíça;
Concepção e design: Thomas Büchi e Hervé Dessimoz;
Altura: 28 m;
Diâmetro da Esfera: 40 m;
Construção: Consórcio de 11 empresas especializadas em estruturas de madeira, chamado de Lignum, associação suíça de madeira.
Horário de funcionamento: Exposição permanente aberto ao público de segunda a sábado, 10:00-17:00 (permitindo excepções); Encerra aos domingos; Visitas guiadas para grupos, mediante pedido.
Para mais informações: www.cern.ch/expoglobe
Sem comentários:
Enviar um comentário